quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Companhia de Polícia Feminina - CPFEM


A Companhia de Polícia Feminina (CPFEM) foi criada antes mesmo da existência de um contingente feminino na Polícia Militar do RN. Viabilizada pela lei nº 5.501, de 05 de agosto de 1986, a CPFEM só foi ativada no ano de 1992, pelo Decreto nº 11.472, de 07 de outubro daquele ano, com a finalidade de:
·         Executar o policiamento ostensivo, compatível com a formação de seus integrantes;
·         Atuar nas atividades de natureza preventiva, necessárias à garantia da ordem pública;
·         Cooperar com atividades de prevenção e repressão da violência contra a mulher, a criança, o adolescente e o idoso, da defesa civil e de proteção ao meio ambiente;
·         E, em caráter suplementar, atuar no policiamento de trânsito urbano e rodoviário e policiamento escolar.
Atualmente sediada na Avenida Antônio Basílio, Lagoa Nova, antiga sede da Companhia de Rádio Patrulha, a Companhia Feminina conta com um efetivo de pouco mais de 40 policiais (femininos e masculinos) atuando no policiamento ostensivo. Diariamente a CPFEM disponibiliza duas viaturas atuantes nas áreas do Centro e da Zona Sul.
Na PMRN, o efetivo feminino chega a apenas 2% do contingente total da Corporação, somando aproximadamente 200 policiais, e desse pequeno contingente apenas 10% presta suas funções no CPFEM. Hoje uma grande parte do efetivo da CPFEM é composto por policia do sexo masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário