domingo, 8 de abril de 2012

“Fazemos um patrulhamento inteligente”, afirma Comandante Geral

A aparente falta de viaturas em pontos da cidade é justificável, segundo o comandante-geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé Araújo. O trabalho de patrulhamento dos militares, de acordo com a explicação dada pelo oficial, é feito de forma para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, aplicando uma grande carga apenas em uma situação diferenciada. “Praticamos um patrulhamento inteligente. As barreiras e bliztes quem vem sendo realizadas desde o início da [operação] Metrópole Segura são feitas em horários e locais específicos, estudados anteriormente”, comentou o coronel.
Os lugares citados seriam onde aparecem grandes números de homicídios e assaltos, por exemplo, ou até mesmo nas grandes concentrações comerciais e bancárias da cidade, e nos horários em que os delitos são mais cometidos, como o início da manhã e à noite. A prática “inteligente” da polícia tem dado resultados. No primeiro trimestre de 2012, por exemplo, os índices de assassinatos e assaltos à ônibus, que preocuparam os natalenses no início deste ano, caíram.
Para o coronel, a sensação de segurança que é passada para a população com uma maior presença de viaturas nas ruas seria relativa. “A pessoa pode passar por um local e não ver uma viatura, mas não quer dizer que aquele local é inseguro. Muitas vezes, por exemplo, regiões que contam com uma presença de muito patrulhamento são as que mais contabilizam crimes. Assim como as que têm pouca polícia registram muito pouco. Esta situação é muito relativa”, disse Araújo.
O comandante ainda confirmou que a atuação da Polícia Militar nas barreiras e com o aumento de efetivo em áreas mais perigosas seguirá sendo feita. “Onde existe o delito, existe o reforço do número de policiais, sempre otimizando os recursos. Não adianta colocar vários militares onde não é necessário”, ponderou coronel Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário