quinta-feira, 26 de abril de 2012

Soldados da PMRN não tem perspectiva de ascensão


Polícia Militar do RN completará, no próximo mês de junho, 178 anos de existência, mas seus soldados ainda não possuem qualquer perspectiva de ascensão profissional.
A legislação militar prevê a promoção ao soldado à graduação de cabo após 15 anos de efetivo serviço, desde que cumpram alguns requisitos. No entanto, nem assim os soldados da Policia Militar estão sendo promovidos.
Há pouco mais de dois meses foi publicado neste blog o caso de um soldado que foi transferido para a reserva remunerada na mesma graduação que ingressou na PMRN no ano de 1988. O caso desestimula os PM's e aumenta a cada dia o número de "baixas" na corporação, já que muitos procuram o ingresso em outras carreiras.
Por outro lado, enquanto os soldados da PM passam mais de uma década para visualizar uma promoção, sargentos e oficiais têm garantia de promoções a cada ano. Isso por que a legislação não prevê mais de dez anos para obter a promoção. O 3º sargento, por exemplo, para ser promovido à graduação seguinte deve possuir, no mínimo, seis anos na função de 3º sargento; já para oficiais o tempo mínimo de interstício na permanência de um posto é menor.
Para diminuir essas disparidades, o comando da PMRN e entidades representativas vêm se reunindo desde o ano de 2011 para elaborar uma nova Lei de Promoções. No entanto, apesar da minuta já está pronta o projeto ainda não foi encaminhado para o Governo do Estado para apreciação.
Enquanto isso, os soldados da Polícia Militar do RN ainda continuam esperando por uma oportunidade de promoção quer seja a uma das mais de 1000 vagas à graduação de cabo ou das 800 vagas à graduação de sargento, visto que desde o ano de 2010 o Comandante Geral anunciou a realização dos concursos internos os quais ainda não passaram de algumas reuniões das Comissões dos respectivos certames.

Um comentário:

  1. Isso tem que mudar o mais rápido possível.
    Existia uma tradição na caserna, de se chamar todo cabo de "Cabo Velho". É que no passado não existia de forma alguma o curso de formação de cabos. e alguns soldados eram promovidos por tempo de serviço - diga-se, longo tempo de serviço.

    ResponderExcluir